Bombinhas

Bombinhas é um pequeno município localizado no estado de Santa Catarina, um dos melhores destinos turísticos do país. Com uma área de apenas 33,767 Km² e 14.293 habitantes (IBGE, 2010), a cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico. Presenteada por exuberantes belezas naturais, é motivo de orgulho dos moradores e de admiração dos turistas do país e do mundo inteiro. Bombinhas está localizada na Região Turística Costa Verde & Mar, juntamente com outros dez municípios situados no litoral centro-norte de Santa Catarina.  (fonte: http://turismo.bombinhas.sc.gov.br/a-cidade/)

Praia de Zimbros

Praia de Zimbros

Praia de Morrinhos

Praia de Morrinhos

Praia do Cação

Praia do Cação

Praia do Mariscal

Praia do Mariscal

Praia do Biguá

Praia do Biguá

Praia 4 ilhas

Praia 4 ilhas

Praia de 4 ilhas

Praia de 4 ilhas

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Praia do Embrulho

Praia do Embrulho

Prainha

Prainha

Praia de Bombas

Praia de Bombas

Praia de Bombas

Praia de Bombas

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro

Praia de Bombinhas

Praia de Bombinhas

Conheça nossa Cultura:

Bombinhas é um município do litoral de Santa Catarina, segundo estado mais procurado por estrangeiros. Com águas calmas e transparentes, Bombinhas, está entre os destinos mais belos do país. É a capital do mergulho ecológico e abriga grande diversidade de fauna e flora, lindas ilhas e praias em contraste com o verde da Mata Atlântica.

Nosso município respira sua cultura todos os dias, hoje mais preservada, é fácil caminharmos pelas ruas e ver demonstrações de atividade típicas da regiões e que são passadas de pais para filhos. Como a bela pesca da Tainha, onde reune todos os pescadores do município, familiares e turistas. Nossos engenhos de farinha ainda preservados no município, alguns inclusive ainda produzem farinha. Muita cultura reunida em um lugar tão pequeno e belo.

Mesmo se tratando do menos município de Santa Catarina, Bombinhas reserva paisagens e belezas únicas em suas 39 praias. Confira o nome de cada praia:

1 Galheta

2 Bombas

3 Ribeiro

4 Bombinhas

5 Prainha

6 Embrulho 

7 Lagoinha

8 Miséria

9 Sepultura

10 Biguá 

11 Cachalote

12 Retiro dos Padres

13 Quatro Ilhas 

14 Caeté

15 Prainha do Mariscal

16 Mariscal

17 Canto Grande Fora

18 Conceição

19 Porto do Macuco

20 Buraco Quadrado

21 Tainha

22 Cação

23 Porto da Vó

24 Aguada

25 Porto do Jorge

26 Canto Grande Dentro

27 Morrinhos

28 Zimbros

29 Cantinho

30 Cardoso 

31 Basílio

32 Lagoa

33 Casqueiro

34 Pasto 

35 Lau / Hermínio 

36 Triste

37 Mauri 

38 Santa 

39 Vermelha

39 praias para você curtir:

Consertada

Uma bebida muito saborosa jamais vista em outro lugar do brasil, encontra-se em nosso município, “A CONSERTADA” é um licor feito da sobra do café passado pela manhã, segundo suas tradições, a bebida é feita com café, cravo, canela, gengibre e mais alguns temperos especiais e o principal,  a CACHAÇA. Assim a chamamos de concertada, pois algo que iria fora foi consertado. 

O Pão-por-Deus é uma forma artística folclórica de “pedir-os-reis”, uma contribuição cultural trazida pelos imigrantes açorianos do arquipélagos dos Açores, tais pedidos eram feitos nos dias 1 e 2 de novembro, enquanto que aqui no Brasil, acontecia nos meses anteriores. Lá, eram as crianças que batiam de porta em porta, cantando versinhos e pedindo pão e guloseimas. Quem recebe um pedido de “Pão-por-Deus”, fica na obrigação de responder até o Natal, enviando uma oferta em troca ou até mesmo um bolo em formato de coração e sempre com um recadinho junto.

Pão-por-Deus

Pesca da Tainha

Durante os meses de maio a julho, olheiros ou vigias, como popularmente são conhecidos, ficam de plantão nas praias de Bombinhas na espera de um cardume se aproximar, assim visto, os pescadores logo avisam seus parceiros que também estão de olho em vários pontos da praia. A “canoa de um pau”, é a embarcação utilizada  para lançar a rede ao mar que são puxadas da praia pelos pescadores ou quem mais queira ajudar, tendo em troca depois algumas peixes.
A pesca é uma atividade de tradição de gerações e gerações em nosso município e outras cidades vizinhas, muitas cidades foram criadas e desenvolvidas a partir da pesca artesanal. De forma geral, os pescadores são pessoas simples, que vivem quase que exclusivamente da atividade, de onde tiram o sustento de suas famílias. 

Muitas de nossas praias tem uma pequena faixa de areia, outras somente é possível o acesso de barco ou através de trilhas, mas cada uma delas te revela uma paisagem surpreendente. 

Faça o Download do MAPA TURÍSTICO DE BOMBINHAS aqui:

Vídeo institucional do município de Bombinhas

"Bastam alguns dias de sol e céu aberto que, numa rápida olhada para o mar, vem à tona o motivo de o lugar fazer tanto sucesso. Limpa, menos gelada do que a vizinha Florianópolis, com muitos peixes e uma transparência impressionante, fica difícil não se render aos encantos das praias dessa pequena cidade."                Fonte: Guia Melhores destinos